Polícia prende acusado de fraude na prefeitura de Bragança

Polícia prende acusado de fraude na prefeitura de Bragança

Polícia prende acusado de fraude na prefeitura de Bragança

 

A Polícia Civil, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 27 de abril de 2023, a fase ostensiva da Operação "Alcatéia" objetivando combater os crimes de fraude à licitação, pagamento irregular de contrato administrativo, associação criminosa e lavagem de capitais praticados na cidade de Bragança/PA.

A investigação, conduzida pela Divisão de Repressão à Corrupção e ao Desvio de Recursos Públicos (DECORD/DECOR), teve como ponto de partida notitia criminis apresentada perante o órgão do Ministério Público do município bragantino, aduzindo inúmeras irregularidades no procedimento licitatório para construção de um muro de contenção em concreto armado na cidade.

Durante as investigações foram apontados indícios de favorecimento na contratação, além de superfaturamento, pagamento em dissonância com o cronograma físico-financeiro e não conclusão da obra.

As ordens judiciais, sejam mandados de busca e apreensão, mandado de prisão temporária, mandado de sequestro de bens, mandados de Constrição/Indisponibilidade Cautelar de Valores, foram cumpridas, simultaneamente, nas cidades de Belém e Augusto Corrêa/PA, com a participação de 21 policiais lotados na DECOR.

Foi efetivado o bloqueio de ativos dos investigados, no montante de R$1.379.233,27 (um milhão, trezentos e setenta e nove mil, duzentos e trinta e três reais e vinte e sete centavos), objetivando o futuro ressarcimento ao erário bragantino.

Ademais, no curso do cumprimento dos mandados fora encontrado na casa de um dos alvos aproximadamente R$ 59.267,00 (cinquenta e nove mil e duzentos e sessenta e sete reais - a confirmar) em espécie, bem como foi sequestrado um veículo marca Toyota Hilux.

Em Augusto Corrêa foi preso C. A. D. L., que já se encontra à disposição da justiça no sistema carcerário. As investigações continuam com o objetivo de analisar o material apreendido nas buscas.